quinta, 25. junho 2020

    A importância do Networking

    A importância de um networking bem feito 

     

    Não importa se você chegou agora em Vancouver ou se você mora aqui há 20 anos, networking é uma habilidade muito importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

    Porquê networking é importante? 

    Como a própria palavra diz, network vem da junção da palavra “net”, que significa “rede”, com “work” que quer dizer “trabalho”. Assim como no seu ciclo de amizades você se aproxima das pessoas por terem os mesmos valores, estilos de vida e objetivos, no ciclo profissional não é diferente. Provavelmente no início você vai apenas ouvir e oferecer ajuda, mas com o tempo você encontra uma conexão e passa a ser um relacionamento de apoio mútuo. Lembrando que o objetivo do networking não é pedir emprego ou fazer troca de cartão de visita, e sim criar conexões verdadeiras. 

    Pensando nisso separei quatro habilidades essenciais para você fazer um networking bem feito. 

    1) Seja genuíno

    Nessa habilidade você vai precisar se sincera com você mesma. Pode levam um tempo para descobrir suas próprias opiniões e perspectivas sobre as coisas, mas não tenha vergonha de compartilhar suas idéias, opiniões e também tirar dúvidas. 

    2) Escuta ativamente.....para ouvir, não só para responder

    A capacidade de ouvir ativamente pode ajudá-lo a fazer conexões valiosas. Não é tão fácil quanto soa, principalmente em locais movimentados e barulhentos. Porém, como toda habilidade pode e deve ser treinada, algumas dicas são;

    • manter contato visual,
    • evitar multi-tasking,
    • prestar atenção,
    • evitar interromper,
    • e tudo isso sem se sentir pressionado a responder, mas sim com a intenção de conhecer a outra pessoa.

    3) Se conecte e encontro o seu "eu também"

    Descubra o que você tem em comum com aquela pessoa. Estudos comprovaram que a Dinamarca é o lugar mais feliz do mundo, e parte da razão para isso é que 92% de sua população pertence a um grupo social, que vai de esportes até interesses culturais. Networking pode  te ajudar com isso, você começar com clube do livro ou noite de cinema, uma organização profissional, por exemplo e daí tudo começa a fluir normalmente.

    Com gratidão e um desejo genuíno de conhecer alguém novo, você naturalmente irá criar um vinculo de amizade, o que é diferente de troca de favores.

    4) Se mantenha em contato - Follow up

    Manter sua rede de networking é tão importante quanto construí-la. Aqui é mais importante a qualidade do que a quantidade, depende de você para nutrir os relacionamentos. Faça da conexão um hábito - parte do seu estilo de vida – e  não uma corrida para acumular contatos.

    Parte do trabalho é sim divulgar seu nome e cartão de visita, só não é o mais importante. Portanto, relaxe, seja você mesmo e foque em fazer novos amigos. 

    Texto de autoria de Fernanda Reis, Career Advisor

    Instagram: @fernandareiscareer

    Arquivos

    Rita Bahu Correa


    Membro desde: 2018-11-12

    Outros conteúdos de Rita Bahu Correa

    test